Textos Bíblicos
Gênesis 3: 8-11 e 21 | Gênesis 4: 8-10, 15 e 26
8 Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. 9 Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você? ” 10 E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”. 11 E Deus perguntou: “Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer? 21 O Senhor Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher”.
8 Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: “Vamos para o campo”. Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou 9 Então o Senhor perguntou a Caim: “Onde está seu irmão Abel? ” Respondeu ele: “Não sei; sou eu o responsável por meu irmão? ” 10 Disse o Senhor: “O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando 26 Também a Sete nasceu um filho, a quem deu o nome de Enos. Nessa época começou-se a invocar o nome do Senhor.
Quando Adão e Eva introduziram o pecado na humanidade, mal esperavam quão grandes e detestáveis seriam as suas consequências, muito embora tendo sido avisados, tais consequências vieram sobre eles enquanto indivíduos e no relacionamento conjugal, também sobre a humanidade e em toda a criação de Deus. Eles não tinham ideia, mas passaram para um nível tão miserável e destrutível que a expressão de Deus como criador poderia naturalmente, sem sombra de dúvidas. O Senhor Deus teria todas as razões para tal ação e toda essa reação seria muito bem justificável e tranquilamente compreensível, porém a Graça e o amor de Deus são tão grandes e tão surpreendentes quanto sua ira, justiça e santidade.
A reação de Deus neste primeiro problema do casal logo de inicio quebra todas as expectativas humanas e revela um Deus de amor, misericórdia e graça. A essência desse Deus é o amor e Ele expressa isso mesmo em meio a um cenário de rebeldia, desobediência, morte e dor. Mesmo vendo o homem em total desgraça e miséria, escondendo-se de Deus, o amor do Senhor é capaz de ir ao encontro do pecador. Em toda a história bíblica percebemos um Deus que ama e vai ao encontro do homem, mesmo quando este se afasta e se esconde, Deus se revela a ele e mostra sua bondade e graça. Com Adão notamos isso, a graça de Deus entrando em ação, não somente na atitude de aproximação indo ao encontro do homem que foge de Deus como também quando providencia roupas para o casal, pois agora eles sabem que estão nus. Isso é muito importante de se notar porque Deus não somente mostra seu perdão como também providencia algo para cobrir a vergonha do pecado. Pense no sangue de Cristo, ele é a providência de Deus para cobrir nosso pecado e retirar nossa vergonha. Outro exemplo está registrado no segundo capítulo de hoje do texto em destaque, gênesis quatro, quando vemos Deus agir com a mesma graça e amor com o assassino Caim. Deus vai ao encontro dele, pergunta o que aconteceu e na sequencia dos fatos ainda faz uma promessa de proteção para ele, contra a vingança de alguém, verso numero quinze. Deus põe um sinal em Caim para que ninguém o matasse, com isso Deus mostra outra vez o Senhor do perdão e da graça misericordiosa. Deus deu a Adão e também a Caim, uma segunda chance para fazer diferente de tudo o que tinham feito. Será que Deus ainda hoje não age assim? Deus sempre vai de encontro ao homem perverso e pecador, sempre com o intuito de revelar sua graça e seu plano salvador. Deus quer te mostrar o quanto foi grande esse amor, Ele se aproxima pra mostrar que sem Ele não somos nada, precisamos de sua graça e compaixão. Deus sempre dá o primeiro passo em nossa direção, mesmo se você se sente um nada, Deus se aproxima, quer ter comunhão com você, quer ser seu amigo e te ajudar. Abra o seu coração e responda ao amor de Deus, veja o que João disse:
“Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro”. I João 4:19
Em resposta ao amor de Deus homens como Enos, filho de Sete, filho de Adão começaram a invocar o nome do Senhor (cf. vs. 26). Deus está levantando um povo que o ama, que está disposto a fazer tudo, entregar tudo por amor a Ele.
Você já agradeceu hoje a Deus pela sua obra de salvação, por ter perdoado seus pecados e te dado a segunda chance para que você possa mudar tudo? Se sua resposta é: “não”, então agradeça, diga a Deus o quanto você é grato por isso e não somente agradeça, entregue sua vida a ele, para que ele não somente se aproxime de você, mas que ele ande ao seu lado.